Enquanto esperamos que algumas mudanças no cenário digital moldem a forma como distribuímos nossas táticas, existem algumas tendências significativas de marketing digital que esperamos trabalhar muito neste ano.
Nós, profissionais de marketing digital, temos uma variedade de tendências para acompanhar a cada ano. Seja preparando sua estratégia de mídia social com a adoção de stories ou a implementação de um bot em seu atendimento via whatsapp, 2019 traz ainda mais ferramentas e táticas para mergulharmos. Enquanto esperamos que algumas mudanças no cenário digital moldem a forma como distribuímos nossas táticas, existem algumas tendências significativas de marketing digital que esperamos trabalhar muito neste ano.
Aqui está uma lista de algumas das estratégias mais pontuais para tornar seus esforços de marketing digital mais envolventes.
Experiência personalizada do cliente
O sucesso no marketing de entrada consiste em fornecer aos usuários, conteúdo que os atrai para um site e obtém sua confiança respondendo a suas perguntas e fornecendo informações valiosas. O impulso para criar conteúdo mais personalizado em torno de produtos e serviços de nicho está aumentando à medida que os consumidores se tornam mais experientes e desejam uma melhor experiência de usuário ao pesquisar produtos on-line.
O conteúdo personalizado pode abranger muitos aspectos distintos do marketing. Pode significar adaptar o conteúdo para atrair grupos demográficos específicos. Pode significar conteúdo voltado para compradores em potencial que tenham uma compreensão maior dos problemas em torno de um produto ou serviço. A ideia é envolver os clientes e fornecer informações, não bombardeá-los com publicidade. A personalização de conteúdo é uma estratégia de longo prazo que recompensa as organizações com compromisso e paciência e não está restrita a textos e/ou e-mails. Hoje vídeos e comunicações por whatsapp funcionam muito bem pra quem procure performance em vendas.
Aprendizado de Máquina
Desde o uso de marketing programático até a compra de anúncios em tempo real para o processamento de dados que desenvolvem uma imagem mais completa dos clientes, a automação continuará a oferecer uma vantagem para aqueles que a colocam em prática. A automação faz parte de quase todas as fases de marketing e vendas, permitindo que as empresas construam relacionamentos melhores com os clientes muito mais rapidamente do que no passado.
A diferença com o aprendizado de máquina agora é que mesmo aqueles sem experiência em escrever código podem usar ferramentas de aprendizado de máquina graças aos serviços oferecidos por empresas como a HubSpot.
Vídeo Marketing
Nada de novo aqui, mas você ainda não entrou em vídeo, está ficando para trás da concorrência. Não é suficiente simplesmente juntar um vídeo e publicá-lo. As empresas precisam planejar maneiras de usar o vídeo como parte de uma estratégia de marketing maior. Pesquise o que outras empresas estão fazendo em termos de vídeo e determine o que pode funcionar melhor para você. Há muitas opções em termos de duração do vídeo, uso de animação e aparência de um vídeo. Esta é uma área onde muitas organizações confiam na experiência de profissionais especializados.
Geração Z
A geração Z é a geração nascida entre meados dos anos 90 e meados dos anos 2000. Os mais velhos dessa geração estão se formando na faculdade e se preparando para embarcar em sua jornada adulta - empregos, encontrar um lugar para morar, fazer escolhas de compra em itens do dia-a-dia, etc. Eles também cresceram muito à vontade usando a internet para cada tipo de transação, tornando-os a geração com mais conhecimento digital ainda. Eles são extremamente experientes em tecnologia e não são tão leais quanto as gerações anteriores. Se você ainda não começou a criar um plano de marketing para alcançar essa geração, procure adicioná-lo às suas metas para 2019.
Marketing Dinâmico de Funil
Atualmente, a maioria dos profissionais de marketing tenta orientar os usuários ao longo de um caminho definido por meio de um site, acabando por levá-los a uma página de destino em que é necessária uma ação deles. Isso já é um pouco datado por causa dos avanços no aprendizado de máquina.
O marketing dinâmico aproveita as possibilidades de aprendizado de máquina e processamento de dados em tempo real, além de combiná-lo com conteúdo estelar. Usando os dados fornecidos pelos clientes, os sites podem determinar o que os clientes querem ver em seguida, em tempo real, usando dados sobre seu comportamento anterior. Isso permite que os profissionais de marketing mantenham os usuários interessados, mostrando-lhes o conteúdo que os dados indicam que mais desejam ver. Isso cria um funil personalizado projetado para funcionar melhor com o indivíduo envolvido.
Tudo o que foi mencionado acima é fornecer aos usuários uma experiência aprimorada e voltada para seus gostos e interesses. Como profissionais de marketing, você deveria usar as ferramentas e técnicas disponíveis para criar relacionamentos contínuos com os clientes. Em 2019, existem mais ferramentas do que nunca para fazer exatamente isso.
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