A grande vantagem do marketing na era digital é sua enorme flexibilidade.

À medida que o mundo enfrenta o COVID-19 e a desaceleração econômica, todas as empresas precisam adaptar sua abordagem de marketing. Com tanta incerteza, é difícil saber o que preparará sua empresa para enfrentar a tempestade. Quanto tempo durará a tempestade? Bem, existem certas ações que você pode executar agora e nas próximas semanas para fortalecer sua estratégia de marketing para lidar com quase tudo.
Não é momento para pânico
Ficar sobrecarregado por essa crise que se desenvolve rapidamente pode levar ao pânico. O pânico causa pensamentos irracionais, que muitas vezes levam ao desligamento. Seu impulso pode ser parar de fazer tudo, congelado no tempo. Você pode exibir seus anúncios, parar de enviar e-mails e publicações em suas redes sociais. Não faça isso.
As pessoas estão se comunicando. A pior estratégia de marketing que você pode fazer durante uma crise é parar de anunciar. Apareça ao público. O fato é que vamos viver em um novo normal por algum tempo, meses ou anos. O pânico nos faz ver apenas o que está acontecendo hoje, mas sua estratégia de marketing deve ser construída pensando a longo prazo.
Fale com seu público sobre o momento
Informe aos clientes se eles podem comprar seus produtos on-line, solicitar uma cotação virtual de serviços ou se você oferece demonstrações on-line de produtos. Ao mesmo tempo, continue olhando para o futuro.
Não pare de falar com seus clientes
Este é um ótimo momento para manter seus clientes existentes envolvidos e conversar com os principais públicos-alvo do funil.
Compartilhe informações úteis ou divertidas que o farão lembrar de você quando os clientes precisarem de serviços como os seus. Para clientes existentes, isso pode consistir em dicas e truques para aproveitar ao máximo seus produtos. Para clientes em potencial, apresenta a personalidade da sua marca e a liderança de pensamento. Especialmente para empresas B2B com um longo ciclo de vendas, suas conversas agora podem ser convertidas no futuro.
Conheça o seu público-alvo
Este é um bom conselho a qualquer momento. Mas se suas vendas de comércio eletrônico aumentam ou diminuem, depende muito do seu público-alvo e de como você os alcança. Não assuma que ninguém deseja comprar seu produto durante a quarentena.
É verdade que os consumidores que cortam gastos renunciarão a algumas compras no momento. Felizmente, alguns compradores ainda têm renda disponível e muito tempo disponível. Embora você possa pensar que as pessoas estão comprando apenas papel higiênico e desinfetante para as mãos, as vendas disparam rapidamente para quebra-cabeças e equipamentos de paisagismo, por exemplo.
O que fazer agora
Na Elefante Digital, lidamos com todos os aspectos do marketing digital e trabalhamos com clientes em uma enorme variedade de setores. Estamos vendo que a situação atual afeta diferentes empresas de maneiras muito diferentes. Acreditamos, no entanto, que aqueles que mantêm estratégias e mantêm o marketing, com os olhos no horizonte, verão os melhores resultados.
Desejamos a você tudo de melhor neste período sem precedentes. Se pudermos ajudá-lo com sua estratégia ou marketing digital, entre em contato!